quarta-feira, 19 de maio de 2010

Metáfora da Vida

A vida é um jogo. Há pessoas que jogam tão bem quanto tu. Há pessoas que falham num aspecto mas dominam outro. Há pessoas que ganham com palavras. Outras com o silêncio. Há pessoas que preferem jogar a vida dos outros...

Vendo isto numa perspectiva justa, somos todos iguais pois podemos perder ou ganhar tudo tão rapidamente quanto qualquer outra pessoa. Estamos todos no mesmo tabuleiro. Todos sujeitos aos mesmos medos, desafios. Todos sujeitos à mesma sorte.

A questão que coloco é até que ponto somos capazes de ajudar os outros a também conquistar espaços neste tabuleiro? Todos têm a sua maneira de pensar no futuro e de conquistar. Mas há que reconhecer o talento dos outros e o nosso próprio talento, sem expô-lo de tal maneira que prejudica a jogada dos outros, que deita as outras peças do jogo abaixo. Pois sem essa noção chega uma altura em que te vais encontrar num cruzamento sozinho... podes ter conquistado tudo mas estás por tua conta. Estás sujeito aos mesmos desafios. Continuas no mesmo jogo, mas a diferença é que desta vez estás sem ninguém. Se precisares de ajuda na tua vida não a vais ter. Pensas que te consegues safar sozinho mas é uma mentira que criaste só para ti. Um mundo de ilusão, um mundo triste e solitário. E podes já não poder voltar atrás. Podes não ter uma segunda oportunidade para fazeres jogadas justas e conscientes.

Mais vale seres consciente quando a vida te dá essa oportunidade!

Sem comentários: