quarta-feira, 19 de maio de 2010

Metáfora da Vida

A vida é um jogo. Há pessoas que jogam tão bem quanto tu. Há pessoas que falham num aspecto mas dominam outro. Há pessoas que ganham com palavras. Outras com o silêncio. Há pessoas que preferem jogar a vida dos outros...

Vendo isto numa perspectiva justa, somos todos iguais pois podemos perder ou ganhar tudo tão rapidamente quanto qualquer outra pessoa. Estamos todos no mesmo tabuleiro. Todos sujeitos aos mesmos medos, desafios. Todos sujeitos à mesma sorte.

A questão que coloco é até que ponto somos capazes de ajudar os outros a também conquistar espaços neste tabuleiro? Todos têm a sua maneira de pensar no futuro e de conquistar. Mas há que reconhecer o talento dos outros e o nosso próprio talento, sem expô-lo de tal maneira que prejudica a jogada dos outros, que deita as outras peças do jogo abaixo. Pois sem essa noção chega uma altura em que te vais encontrar num cruzamento sozinho... podes ter conquistado tudo mas estás por tua conta. Estás sujeito aos mesmos desafios. Continuas no mesmo jogo, mas a diferença é que desta vez estás sem ninguém. Se precisares de ajuda na tua vida não a vais ter. Pensas que te consegues safar sozinho mas é uma mentira que criaste só para ti. Um mundo de ilusão, um mundo triste e solitário. E podes já não poder voltar atrás. Podes não ter uma segunda oportunidade para fazeres jogadas justas e conscientes.

Mais vale seres consciente quando a vida te dá essa oportunidade!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Coisas da Vida


Abres os olhos para um novo dia,

sentes-te diferente e é hoje o grande dia em que vais dizer tudo o que te vai na cabeça. Tudo o que sentes, para as pessoas que sabes que merecem. Mas acabas por voltar à mesma rotina ... naquele instante sentes.te bem. "Não importa". "Afinal ainda tenho tanto tempo..." O cenário de sempre.

Chega ao fim do dia, e mantens sempre a mesma mentalidade firme. Quando te vês novamente deitado, pensas no que fizeste e sentes um fio de arrependimento. Sentes que tempo foi perdido. Sentes que algo te falta. E aquela conversa que tanto querias ter ainda está para vir. "Amanhã...sim. Amanhã!"


Quando dás conta abres os olhos e já estás para sair de casa. Fazes as malas para conheceres uma nova cidade, e quem fica para trás são as pessoas que sempre estiveram contigo, de uma maneira ou de outra, mas que nunca soubeste agradecer.

Por mais que ignores isso, os pensamentos acompanham-te sempre no teu caminho. E de cada vez que te vierem à cabeça, de uma forma que te faça reflectir sobre eles, a picada é cada vez mais forte...

Por isso digo, que mais vale demonstrares as coisas quando as sentes. As pessoas verdadeiramente conscientes são felizes porque vivem da verdade do sentimento. Quando sentes que algo deve ser dito, deita para fora. Por gestos, palavras, meras demonstrações que para muitos podem não ter sentido mas que para a pessoa que te adora é a coisa mais magnífica que pode receber. Acredita...